Se você gostaria de entender com mais clareza quais são os resultados que a sua empresa está gerando, uma das melhores métricas que podem ser utilizadas é o ROIC. Por meio dele você poderá calcular o retorno sobre o capital que está sendo investido dentro da organização.

No conteúdo de hoje você irá aprender um pouco mais sobre o ROIC, como calculá-lo e como melhorar esse indicador tão importante. Confira!

O que é o ROIC?

 

O ROIC representa o Retorno sobre o Capital Investido, mostrando o quanto o capital próprio e o capital de terceiros que fazem parte da empresa foram capazes de gerar em um determinado período.

Ele é uma métrica tão fundamental que inclusive é considerado o mais confiável para que se determine o desempenho financeiro de uma organização. Porém, é importante ressaltar que o ROIC apresenta um panorama geral, não sendo suficientemente capaz de apontar quais são os investimentos que estão gerando esse retorno.

No fim das contas ele irá demonstrar o quanto a organização pode gerar com o capital que foi investido.

Como calcular o ROIC?

Vamos pensar em uma empresa que trabalha com a venda de calçados. Digamos que a empresa está fazendo tanto sucesso que um investidor deseja colocar seu capital nela, mas para isso ele precisa saber qual é o ROIC que a empresa possui.

Vejamos como isso pode ser calculado:

O primeiro passo é determinar qual é o NOPAT da empresa, que diz respeito ao resultado líquido – dividendos. Além disso, também é preciso saber qual o capital total que foi investido. No caso dessa empresa nós temos:

  • Lucro líquido: R$ 100.000,00
  • Dividendos: R$ 20.000,00
  • Capital Investido Total: R$ 150.000,00

Uma vez que os dados estejam em mãos, a seguinte fórmula deve ser aplicada:

ROIC = NOPAT / Valor Contábil do Capital Investido

ROIC = R$ 100.000 – R$ 20.000/R$ 150.000

ROIC = 0,53

Isso quer dizer que o Retorno Sobre o Capital Investido nessa empresa é de aproximadamente 53%! Na prática, isso quer dizer que a cada real que foi investido haverá um retorno de 53 centavos. Para mil reais investidos haverá um retorno de 530,00 reais de lucro.

Claro, é muito importante que o ROIC seja sempre analisado levando o mercado em que a empresa está situada em consideração. Afinal, 53% pode parecer um número muito alto para alguns mercados, enquanto para outros é relativamente pequeno.

A única maneira de saber se o seu ROIC é bom ou ruim dentro do seu mercado é fazendo algumas pesquisas para descobrir mais sobre o assunto.

Entenda porque é tão importante utilizar o ROIC

 

Confira a seguir os motivos que fazem o ROIC ser tão importante para uma empresa:

Promove o aumento da eficiência da gestão

É por meio do ROIC que a gestão de uma empresa pode avaliar se ela está conseguindo gerar o retorno desejado sobre o capital que foi investido. Caso o valor encontrado com o ROIC seja diferente daquilo que é esperado, novas medidas devem ser tomadas.

De fato, sem o ROIC a empresa jamais poderia ter acesso a esse tipo de métrica, o que sem dúvida alguma iria prejudicar o seu desempenho a longo prazo.

Ajuda a apresentar uma imagem mais clara a respeito do lucro da empresa

Muitas empresas operam sem conhecer perfeitamente os seus próprios números. Isso faz com que elas fiquem presas em uma espécie de ilusão, pois acreditam estar em uma situação financeira que não é condizente com a realidade.

A partir do momento em que o cálculo do ROIC é realizado a empresa pode passar a ter uma imagem mais clara a respeito do seu lucro e da sua relação com o capital que foi investido previamente.

Empresas com um bom ROIC geralmente estão na liderança de seus respectivos mercados

Uma empresa deve sempre perseguir o aumento do seu ROIC, pois são as empresas com o maior retorno sobre o capital investido que estão na liderança dos seus mercados.

Mas bem, falar é fácil não é mesmo? Até porque nem sempre os gestores de uma empresa sabem exatamente o que devem fazer para aumentar o ROIC. Contudo, esse probleminha será resolvido a seguir.

Como aumentar o ROIC?

Para aumentar o ROIC é necessário que algumas estratégias sejam implementadas na rotina da organização, assim como alguns investimentos devem ser feitos. Para entender isso de uma forma mais específica, veja a seguir o que precisa ser feito:

Utilize estratégias de Cross Selling e Up Selling

Ao utilizar estratégias de Cross Selling e Up Selling passa a ser possível vender aos seus clientes produtos semelhantes e mais caros, respectivamente. Dessa forma o retorno sobre o capital investido se torna maior, pois uma única venda acaba se transformando em duas ou três.

Essa é sem dúvida alguma uma das formas mais fáceis de se conseguir melhorar o ROIC rapidamente, além de ser muito viável para praticamente qualquer empresa. Afinal, não será necessário realizar nenhum investimento extra.

Aumente os investimentos em Marketing

O ROIC pode ser aumentado quando a base de clientes também aumenta. Isso acontece porque ao se ter mais clientes começam a surgir novas oportunidade de vendas, sejam elas apenas dos produtos tradicionais ou também utilizando os métodos que foram expostos acima.

Um bom Marketing pode fazer muita diferença em uma empresa, principalmente por fazer com que mais pessoas passem a conhecer o negócio em si.  É preciso mudar a cultura que enxerga o marketing como um custo e passar a vê-lo como um grande investimento!

Fidelize clientes

Ao manter clientes próximos você não precisa gastar tanto dinheiro assim para conseguir novos clientes. Isso faz com que o seu capital investido seja menor, o que influencia diretamente o ROIC.

Além disso, clientes que já trabalham com a sua empresa possuem uma propensão maior a comprar, o que quer dizer que eles podem acabar levando outros produtos para a casa mais facilmente.

Dito tudo isto, gostaria de saber se você ficou com alguma dúvida em relação ao ROIC. Caso tenha, deixe o seu comentário aqui no post para que eu possa te orientar!

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