Você por acaso já ouviu falar no termo Ticket Médio? Assim como tantos outras métricas, este termo é utilizado para auxiliar na mensuração de vendas de uma empresa. Aliás, é a partir dele que passa a ser possível tomar algumas decisões para tornar um negócio ainda mais lucrativo.

Bem, na maioria dos casos o Ticket Médio é utilizado para definir o plano estratégico de um negócio, além da criação de metas de vendas e objetivos gerais da organização.

No nosso conteúdo de hoje iremos ver de maneira detalhada o que efetivamente é o Ticket Médio e como ele pode ser definido. Confira:

O que é o Ticket Médio?

O Ticket Médio é um indicador de vendas, que diz qual é o valor médio das vendas que estão sendo realizadas.

Isto é, ao pegarmos a somatória dos valores que estão sendo vendidos e dividir isso pelo número de clientes que realizaram a compra podemos descobrir qual é o valor médio que conseguimos por venda.

Uma das maneiras de entender o Ticket Médio é a partir do número de clientes, enquanto outra abordagem foca exclusivamente no número de vendas que são realizadas. Cada uma delas vai gerar um tipo de informação no final, visto que estão relacionadas a diferentes ângulos de um mesmo conceito.

O primeiro conceito — que foca exclusivamente no número de negócios que são fechados — é importantíssimo para mensurar a performance de um vendedor em um determinado período.

Já o conceito baseado no número de clientes — que foca exclusivamente na receita que esses clientes trazem — é muito útil para determinar quais são os principais clientes que o seu negócio possui.

Um pouco mais a frente no nosso conteúdo nós iremos ver de maneira detalhada como o cálculo do Ticket Médio pode ser feito em ambos os casos.

Qual é a importância do Ticket Médio?

Como toda métrica existente, o Ticket Médio é capaz de ajudar uma empresa de uma maneira incrível, principalmente por conta da sua capacidade de mostrar claramente o quanto essa empresa está conseguindo ganhar em média por venda.

Por mais que esse dado pareça simples demais, é possível fazer as seguintes constatações a partir dele:

  • O quanto o Ticket Médio pode ser melhorado;
  • Quanto a empresa pode vender dentro de um ano;
  • Quantos clientes são necessários para alcançar um determinado faturamento.

Tudo isso auxilia muito o processo de organização de um negócio, principalmente por conta da previsibilidade que pode ser criada a respeito do que pode ou não pode ser alcançado a partir deste Ticket Médio.

Como calcular o Ticket Médio?

Calcular o Ticket Médio de vendas é algo muito simples, mas é necessário que você faça isso da forma certa para que não haja nenhum problema.

Conforme foi dito anteriormente, é possível calcular o Ticket Médio levando em conta tanto o número de vendas como dando foco aos clientes. A seguir vamos ver como esses dois tipos de cálculos funcionam:

Ticket Médio baseado no número de vendas

Para que a gente possa deixar esse cálculo um pouco mais claro, vamos estabelecer alguns dados para que tudo possa fazer sentido, ok:

Na nossa empresa fictícia, temos as seguintes condições:

  • Volume total de vendas em 2020: R$ 1.000.000;
  • Número de clientes em 2020: 4
  • Número de vendas realizadas: 10

É necessário realizar uma divisão entre o volume total de vendas e o número de vendas realizadas.

A fórmula ficaria assim:

TMv = Volume total de vendas / Vendas

Fazendo a substituição nós teríamos:

TMv = 1.000.000 / 10

TMv = 100.000

Ou seja, no ano de 2020 cada uma das vendas dessa empresa gerou uma receita de R$ 100.000.

Mas como esse dado pode ser usado de maneira relevante para o negócio?

Veja, sabendo que cada venda gera em média R$ 100.000, passa a ser possível observar que um aumento sutíl no preço do produto ou serviço pode gerar um ganho significativo no futuro.

Imagine que essa mesma empresa consiga oferecer produtos cruzados para o seu cliente, de modo que cada venda passe a trazer R$ 200.000 para a empresa. Isso já seria o suficiente para gerar mais de R$ 400.000 em faturamento mantendo as mesmas vendas.

Em outras palavras, não seria necessário investir em uma captação absurda de clientes, mas sim em um desenvolvimento das possibilidades de venda para cada um dos clientes que são prospectados.

Ticket Médio baseado no número de clientes

Realizar o cálculo baseado no número de clientes é crucial para que você consiga identificar quais são os principais compradores que a sua empresa possui.

Ao saber quais são as contas mais importantes, passa a ser possível dedicar ainda mais energia para elas, visto que são elas que estão trazendo a maior parte da sua receita.

Uma forma muito intuitiva de verificar quais são esses clientes é observar o quanto eles estão distantes do Ticket Médio padrão da empresa. Afinal, isso mostra que eles estão te pagando muito mais.

Agora que isso está um pouco mais claro, vejamos como calcular o ticket médio com base no número de clientes. Você irá utilizar a mesma forma que foi ensinada anteriormente, com a diferença de que fará o cálculo sobre o número de clientes no ano de 2020, de modo que a conta fique assim:

TMc = 1.000.000 / 4

TMc = R$ 250.000

Dessa forma, podemos ver que cada cliente dessa empresa comprou no valor de R$ 250,000 no período que foi analisado.

Se você verificar que nesse mesmo período um dos seus clientes está comprando de você valores muito maiores, é necessário dar mais atenção a ele. Afinal, ele está destoando da média e mostrando que pode te dar resultados financeiros melhores caso seja bem trabalhado.

Além da métrica de Ticket Médio existem tantas outras que são de suma importância para que o seu negócio possa obter bons resultados financeiros. Aqui no Blog, temos vários conteúdos que falam sobre essas métricas. Você realmente deveria dar uma olhadinha, pois vale muito a pena.

 

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