O Customer Success é uma filosofia que busca literalmente proporcionar o sucesso do cliente, fazendo com que ele alcance os seus objetivos com mais facilidade.

Isso significa que a sua empresa precisa assumir um papel muito maior do que apenas comercializar um determinado produto ou oferecer o seu serviço, passando a ativamente fazer parte do sucesso do cliente.

Para que você possa entender isso um pouco melhor, nós vamos te explicar detalhadamente o que é o Customer Success, quais são suas vantagens e desvantagens e como você pode melhorar o atendimento ao seu cliente. Confira:

O que é Customer Success?

Na introdução do nosso conteúdo uma pequena explicação a respeito do Customer Success foi dada, mas nem de longe nós acreditamos que isso seja o suficiente para que toda essa metodologia seja explicada.

Segundo as principais definições teóricas sobre o assunto, Customer Success é um método de negócios cujo objetivo é garantir o sucesso ao cliente, de modo que ele alcance os resultados desejados com o seu produto ou em qualquer pequena interação com a sua empresa.

Para que isso seja possível é necessário que diversas habilidades sejam desenvolvidas pela organização, afinal, ela será responsável agora por gerenciar seus clientes, manter um bom relacionamento, alinhar metas e até mesmo melhorar as relações com os fornecedores, para que todos possam sair ganhando.

Ou seja, é por meio do Customer Success que uma empresa pode assumir uma posição muito mais relevante dentro do mercado, se tornando completamente diferente de suas principais concorrentes!

Vantagens do Customer Success

O Customer Success é capaz de trazer diversas vantagens para uma empresa, embora naturalmente cobre um preço para isso. Todavia, enquanto muitos apontam este preço de implementação como uma desvantagem, nós nos recusamos a fazer isso.

Afinal, o retorno obtido por meio das vantagens existentes dentro do Customer Success acabam anulando completamente qualquer tipo de desvantagem que possa existir.

Mas para que você possa compreender quais são as vantagens desse tipo de método, listamos todas elas a seguir:

Aumento das vendas

É natural que uma estratégia de Customer Success leve a um aumento vertiginoso nas vendas, principalmente pelo Marketing boca a boca que é realizado entre clientes.

Em outras palavras, a partir do momento em que seus clientes estão obtendo resultados melhores, é natural que outras pessoas e empresas fiquem interessadas, fazendo com que sua carteira de clientes aumente exponencialmente.

Vale a pena ressaltar que isso também pode ter uma influência significativa no Ticket Médio da sua empresa, que por possuir uma demanda muito alta pode acabar aumentando o preço cobrado na comercialização dos seus produtos e serviços.

Maior retenção de clientes

O custo para adquirir um cliente é significativamente maior do que o custo para retê-lo ao longo do tempo. Além disso, um cliente que já te conhece muito bem terá ainda mais facilidades para contratar um serviço seu, pois entende como o trabalho é realizado.

De fato, o Customer Success auxilia muito nisso já que graças a ele a retenção de clientes acaba aumentando de maneira significativa. Afinal, quem é o cliente que deixará uma empresa que se preocupa com seu sucesso e que faz de tudo para que ele alcance seus objetivos?

Relação de empatia e confiança com o cliente

Segundo Zig Ziglar, uma das melhores formas de conseguir alcançar seus principais objetivos é fazer com que as outras pessoas alcancem os objetivos que possuem.

O mais interessante a respeito disso é que de modo consciente ou inconsciente as pessoas também passaram a levar isso em consideração, de modo que todos nós procuramos por empresas que se preocupam conosco e não que estão somente preocupadas em vender.

A construção dessa relação de empatia e confiança com o cliente não somente torna o negócio mais lucrativo como também garante que ele será duradouro e bom para todos os envolvidos!

Construção de vínculos entre o cliente e a empresa

Segundo muitos profissionais do campo das vendas, muitas das objeções que são apresentadas por Leads estão diretamente ligadas a falta de confiança na empresa.

Isso quer dizer que por não ter um vínculo com uma determinada organização e por não confiar nela plenamente o cliente acaba encontrando uma forma de não fechar negócio, em um movimento de preservação.

Manter uma boa política de Customer Success é a chave para aumentar esse vínculo com os clientes, de modo que os resultados financeiros da empresa possam ser potencializados como consequência.

Possibilidade de recomendações para a rede de amigos do cliente

Por fim, é natural que os seus clientes comecem a recomendar o seu negócio para pessoas próximas, afinal, estarão muito felizes.

Em outras palavras, mesmo sem fazer um esforço direto em termos de Marketing e Vendas ainda será possível conquistar novos clientes continuamente, sendo que estes praticamente não darão nenhum trabalho de prospecção, pois já virão “prontos” para fechar negócios com sua empresa.

Como melhorar o Customer Success na sua empresa

O primeiro passo para conseguir melhorar o Customer Success na sua empresa é educar o seu cliente. Isso quer dizer que é necessário alinhar expectativas e mostrar para o seu cliente como as coisas realmente funcionam.

Ao fazer isso você evita frustrações no futuro, assim como também consegue assumir a dianteira nessa relação entre empresa e consumidor.

Também é muito importante que haja uma identificação real das necessidades do cliente, para que assim elas possam ser atendidas da forma certa, gerando resultados muito positivos.

Outra forma de melhorar o Customer Success é se colocando em uma posição mais próxima do cliente, ajudando-o no que for possível e realmente trabalhando para que ele consiga alcançar seus objetivos.

Ou seja, o seu sucesso é o sucesso do seu cliente. Ponto final.

Se isso for seguido de maneira diligente e disciplinada, não há dúvidas de que será possível alcançar ótimos resultados ao longo do tempo, transformando o seu negócio por complexo e fazendo com que seus clientes fiquem cada vez mais satisfeitos!

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