Diversos fatores influenciam a inadimplência como valor da cobrança, se é feito a pessoa física ou jurídica, facilidade em realizar os pagamentos, opções de meio pagamentos aceitos e a gestão proativa feita pela companhia em relação a carteira de inadimplentes. Conheça as melhores práticas para evitar e reduzir a inadimplência

 

ANTES DA INADIMPLÊNCIA ACONTECER:

1. Comunicação efetiva antes do vencimento: Entregue a cobrança com antecedência, lembre antes do vencimento por e-mail ou SMS. Alerte para os benefícios do pagamento em dia.

2. Identifique cobranças não “recebidas”: Quando se tratar de cobrança que dependa de ação do cliente (como é o caso dos boletos bancários), garanta que todos os clientes receberam e abriram a comunicação. A entrega pode ser feira por e-mail ou correios.

3. Facilite o Recebimento: Quanto mais opções fornecidas para o cliente, mais fácil fica para ele, e menor é o atrito para que o pagamento seja realizado.

4. Separe os clientes inadimplentes em grupos (clusterização): esquecidos, esporádicos, frequentes, quebrados e “malandros”. Não entenda que a inadimplência é causada por uma única razão. Os grupos devem receber tratamento diferentes, e ter condições diferentes para quitar sua dívida.

 

SE NÃO FOI POSSÍVEL EVITAR A INADIMPLÊNCIA:

5. Re-geração de boletos automática: Atualizar a data do vencimento, já calculado com multa e juros de forma automática ajuda o cliente a não ter que fazer fila no banco para calcular a multa e juros e receber o pagamento. Com isso, aumenta o número de clientes pagantes.

6. Tenha uma régua de comunicação eficiente: Mantenha comunicação com os clientes inadimplentes com frequência via e-mail, SMS e se necessário, por telefone. Avise dos problemas que ocorrerão caso a situação persista (multa, juros, suspensão do serviço, inclusão no cadastro de proteção ao crédito, etc.)

7. Suspenda o Serviço: Dependendo do seu segmento de atuação, a simples ameaça de suspensão do serviço é suficiente para motivar o pagamento. Se após a comunicação com prazo final para pagamento não surtir efeito, suspenda o serviço até que a parcela tenha sido paga.

 

DEVEDORES PERSISTENTES:

 

8. Notificação Extra Judicia: Após cumprir todos os passos de comunicação e punição – como suspensão do serviço – sem ter sucesso na cobrança, é necessário endurecer a conversa: Envie Notificação Extrajudicial com os valores atualizados da dívida. Dê um prazo curto, de no máximo 7 dias para o cliente se pronunciar e quitar o débito.

 

9. Serasa / SCPC: Inclua o cliente no cadastro de proteção ao crédito quando o atraso completar 30 dias. Muitas vezes, a própria correspondência que ele recebe da entidade de proteção ao crédito, já é suficiente para ele pagar a mensalidade em atraso.

 

10. Renegocie a dívida: Ofereça parcelamentos via débito em conta, cartão de crédito, ou boleto com assinatura de confissão de dívida. Se for online, reduz custos administrativos e evita constrangimento do cliente em assumir pessoalmente que é devedor.

 

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